domingo, 26 de julho de 2009

LEGISLAÇÃO

Esse artigo está relacionado com o Turismo Acessível

TURISMO PARA DEFICIENTES MANUAL EMBRATUR A PRESENTAÇÃO

A atividade turística é, atualmente, o setor da economia produtiva que mais se expande em todo o mundo. Somente em 1998, a indústria de viagens e lazer, segundo a Organização Mundial de Turismo – OMT, movimentou, em todo o mundo, mais de 635 milhões de pessoas, universo que injetou na economia uma cifra superior a US$ 439 bilhões.
Essa mais do que expressiva movimentação financeira, resultante da contínua expansão da atividade turística ao longo desta década, vem possibilitando aos setores público e privado desenvolver novos produtos, destinados a atender aos anseios e às necessidades dos diferentes segmentos que conformam o mercado consumidor.
Em virtude da multiplicação de nichos específicos de mercado, a indústria do turismo vem sendo submetida, no entanto, a exigências inúmeras. Muitas delas sequer imaginadas há até poucos anos. Como, apenas para citar um exemplo, a demanda crescente por produtos diferenciados como a pesca esportiva.
Torna-se fundamental adequar os produtos e serviços que formam a cadeia produtiva da indústria turística às necessidades objetivas e imediatas de segmentos específicos da população que, por razões diversas, ainda sofrem limitações para a prática do turismo.
Consciente de que os portadores de deficiência não são atendidos em suas necessidades mais elementares pela indústria brasileira do turismo, a Embratur, pioneiramente, delegou a um corpo de especialistas a tarefa de elaborar um inédito trabalho técnico no âmbito das atividades turísticas.
Obra desde já obrigatória, este manual de acessibilidade é um guia preciso, seguro, que permitirá aos empreendedores do setor de viagens e lazer contemplar os seus equipamentos com as indispensáveis facilidades que garantirão, afinal, plena cidadania a quem até hoje, em virtude de conviver com condições físicas especiais, sejam elas momentâneas ou definitivas, não teve o direito de ter acesso aos bens fundamentais da indústria do turismo.
Caio Luiz de Carvalho
DOWNLOAD DO ARQUIVO PDF - TURISMO PARA DEFICIENTE - MANUAL EMBRATUR.pdf

Alunos: importante a leitura dessas legislações sobre Guia de Turismo

LEI Nº 8.623, DE 28 DE JANEIRO DE 1993 - Embratur Clique aqui para abrir o arquivo em pdf
DECRETO Nº946 DE 1º DE OUTUBRO DE 1993 - Embratur Clique aqui para abrir o arquivo em pdf
DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 425, DE 04DE OUTUBRO DE 2001 - Embratur Clique aqui para abrir o arquivo em pdf
DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 426, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 - Embratur Clique aqui para abrir o arquivo em pdf
Deliberação Normativa n.º 326, de 13 de janeiro de 1994 - Embratur Clique aqui para abrir o arquivo em pdf
DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 427, DE 04 DE OUTUBRO DE 2001 - Embratur Clique aqui para abrir o arquivo em pdf
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO DE GUIA DE TURISMO - Embratur Clique aqui para abrir o arquivo em pdf

Turismo e Planejamento Sustentável

Sugestão de Leitura
Turismo é o movimento de pessoas, é um fenômeno que envolve, antes de mais nada, gente. É um ramo das ciências sociais e não das ciências econômicas, e transcende a esfera das meras relações da balança comercial.

A tendência da humanidade é a de se concentrar nas grandes cidades, o que torna esses núcleos humanos muitas vezes fonte de violência e neurose urbanas.

Por isso, a necessidade de um planejamento turístico na localidade receptora, além da qualificação profissional. Este livro da Doris, tras com clareza assuntos de extrema importância para o turismo, além de fazer o leitor analisar a relação do turismo e meio ambiente.



Turismo e Planejamento Sustentavel Papirus Sub-Titulo: a Protecao do Meio AmbienteIdioma: PortuguesDimensões: 16x23x1,5Autor(es): Doris van de Meene Ruschmann ISBN: Encadernação: Edição: 10Editora: Papirus Ano: 2003 Páginas: 199

Sugestão de Leitura

Guia de Turismo - O profissional e a profissão

O livro destina-se aos profissionais de turismo, professores, estudantes e ao público em geral, já que apresenta estudos de casos verídicos de guias de turismo e turistas, em suas viagens pelo mundo. Nos 11 capítulos do livro, o leitor terá conhecimento de importantes conceitos e técnicas práticas para a profissão de guia de turismo, além de dicas para o cotidiano do profissional, a fim de prepará-lo para a realidade do mercado de trabalho e para o desenvolvimento de sua carreira.

Título: Guia de turismoTítulo
Original:Subtítulo:Autor: Adriana de Menezes Tavares, Silvia Chimenti
Tradução:Editora: Senac Sao Paulo
Assunto: Turismo
ISBN: 9788573595413
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1