domingo, 28 de junho de 2009

Turismo Acessível

“A sociedade é que deve transformar-se, no sentindo de eliminar as barreiras que impedem a pessoa de exercitar plenamente as suas capacidades e exercer sua cidadania.”

Mesmo diante de tantos avanços, ainda e preocupante a desigualdade presente na sociedade. Um dos reflexos dessa situação é o preconceito que atinge tantas pessoas, inclusive, os portadores de necessidades especiais. A falta de equipamentos adequados para atender aos cidadãos com alguma deficiência ainda é um grande problema e um imenso desafio.

Na atividade turística não é diferente. O turismo está se adequando ou se aprimorando para atender o turista com necessidades especiais? O tão falado “turismo sustentável”, amplamente expressado em textos, projetos, declarações, está contemplando com igualdade o acesso a essa atividade para todos os cidadãos?

Hoje já dispomos de leis que determinam que os equipamentos públicos ou privados estejam aptos a receber cidadãos com deficiências. Ainda temos muito que caminhar para o cumprimento das leis e gradativamente elimine as barreiras que impõe aos portadores de deficiências.

http://www.brasilparatodos.com.br/